Tags

, , , , ,

Nesta sexta dia 24/09 foi promovido por Casa e Jardim, a segunda edição do evento A Felicidade Mora Aqui que  aborda o tema a Psicologia da Casa e, além de Maxwell, tem como participantes os designers Marcelo Rosenbaum e Marcus Ferreira e a chef de cozinha Ana Luiza Trajano.

O que é um ambiente bonito para você pode não ser para o outro. A sensação de bem-estar em casa é subjetiva, cada um sente o ambiente de acordo com suas referências pessoais e não com base em um senso comum.

”De modo geral, quando você vê casas bonitas, estejam elas em uma revista ou livros, elas têm muitas coisas. E coisas caras. Meu interesse é mostrar as casas de pessoas comuns e mostrar como, na verdade, não são as coisas que fazem uma casa. É o cuidado, é a habilidade, e isso não custa nada, a não ser tempo e atenção. E quando você olha para a casa de pessoas comuns, como quando você visita o seu vizinho, por exemplo, você vê ideias mais próximas de você, que não demandam muito dinheiro. …Você pensa em como isso foi colocado ali, na habilidade, no cuidado.
Nossa sociedade é a sociedade do consumo, em que o foco é comprar coisas. Isso dá uma sensação de que você não tem dinheiro suficiente para deixar a sua casa do jeito que você quer, o que é ruim. Além disso, também leva as pessoas a comprarem muitas coisas e, assim, elas ganham outro problema, que é o de acumular coisas e ter dificuldades para guardar e organizar tudo, o que também é muito ruim.
A felicidade na casa é quando você chega ali e sente que ela está pronta para você: é confortável, é bem organizada, é limpa… Há um tremendo sentimento de felicidade em entrar em uma casa que tenha essas qualidades. Uma vez uma pessoa me perguntou o que uma casa deve ter para estar em “boa forma” e eu respondi: “ela deve estar pronta”. Acho que é esse o sentimento que as pessoas têm quando se hospedam em um hotel. Você entra no quarto e a cama está feita, o lugar está limpo, tem tudo o que você precisa, está organizado.Há um sentimento de felicidade em um espaço que está pronto para você. “
Maxwell Gillingham-Ryan


A dica dos profissionais que passaram pelo Seminário A Felicidade Mora Aqui, organizado pela revista Casa e Jardim, é prestar atenção naquelas peças que geralmente são descartadas, a exemplo de uma antiga estante de ferro que pode ganhar um colorido alegre e uma nova função. “É preciso saber que nunca se monta o lar de uma única vez. A casa é um elemento vivo, orgânico, que muda e envelhece seguindo os passos de seu dono”, lembra Thom Filicia. “A melhor coisa é ser feliz.”

Confira, no vídeo, o que os convidados têm a dizer sobre bem-estar na casa e o que acharam do seminário

http://www.youtube.com/watch?v=hIxwo76Ex5o&feature=player_embedded”>”>

fonte:
Revista Casa e Jardim(editora Abril)

Anúncios