Tags

, , , , , , , , , , , , , , ,

 

Renovar a casa é uma boa oportunidade para ter tudo como você sempre quis.. Ao mesmo tempo, esse é um momento cercado de duvidas. Quando se trata da cozinha, a primeira pergunta é: onde encomendar os armários? Com um marceneiro ou uma loja especializada?

Independente disso o importante é planejar bem os módulos, pois por ter muitas divisões, gavetas e encaixes eles pesam no orçamento.

Em suma essa é uma decisão que se apóia em diversos fatores, como por exemplo:

Que material utilizar

Além dos modernos vidros, metacrilatos e alumínio, há três materiais tradicionais usados na execução dos armários: MDF, MDP e COMPENSADO.

Apesar do efeito estético semelhante, as chapas se comportam de modo diferente com o tempo ou se forem expostas à umidade excessiva.

Veja as diferenças:

Formado de fibras de madeira resinadas e prensadas sob altas temperaturas, o material é homogêneo e oferece características mecânicas próximas às da madeira. No entanto, por não possuir veios e nós, é um material mais fácil de trabalhar.

Tem miolo formado por partículas de madeira (como pó e serragem) resinadas e prensadas sob altas temperaturas e, nas bordas, possui lâminas inteiras, que oferecem resistência. Sem essas lâminas, torna-se mais vulnerável a umidade.

Feito com laminas de madeira prensada e colada em sentidos diferentes (para não empenar) sob altas temperaturas, é muito resistente, mas seu acabamento exige maior manuseio. Geralmente, é usado apenas em marcenarias artesanais.

Quanto ao acabamento

Empresas de porte têm acessos a materiais, acessórios e maquinas que uma marcenaria não tem.A marcenaria tem que comprar o que esta no mercado e neste sentido as lojas especializadas estão à frente por que trabalham com quem cria e desenvolve os produtos.

Prazos e preços

A indústria oferece rapidez e garantia no cumprimento de prazos. Já a marcenaria exige um tempo maior para a execução do serviço e esta mais sujeita à imprevistos.Com relação a preços, a variação é muito grande tanto entre as empresas especializadas como entre os marceneiros.

Garantia e manutenção

As lojas de moveis planejados oferecem mais segurança quando o assunto é garantia e manutenção, pois há sempre uma bandeira que se responsabiliza pelos problemas.

No caso das marcenarias a garantia e a manutenção estão atreladas aos proprietários ou aos principais marceneiros.

Tanto um caso como no outro, vale consultar o Procon para saber a idoneidade da empresa escolhida.

Certifique-se

Ao adquirir um produto de indústria ou marcenaria, você deve estar atento à descrição de cada peça e ao acabamento, pois é nisso que variam preço e qualidade.

Lembre-se de que, embora o custo final seja menor, geralmente deve-se fazer um investimento maior como sinal.

Analisando esses pontos basta ter em mente as idéias e repassa-las ao projetista.

Cozinha planejada Dimare

Após isso é só aguardar para desfrutar do que você planejou.

 

 

 

 

Anúncios